Palestrantes, Artistas e Esportistas

PALESTRANTES

Odécio Rossafa

O Engenheiro Agrônomo e Ambientalista, Odécio Ressafa atua em Consultoria, Planejament Comunicação. Mobilização e Organização Social para Oesenvolvimento Econômico eSustentável. Dentre inúmeras realizações profissiona destacamos sua atuação no Ministério do OesernloMmento Agrário, onde coordenou a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, mostrando os avanços da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável. O ambiental sta é graduado em Engenharia Agronomia pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoet Carlos Gonçalves e tem formação acadêmica no CDS • Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, cursando o disciplina Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento SUstcntâwl. Graduação om Engenhana Agronômica.

Padre Beto

Roberto Francisco Daniel, conhecido como Padre Beto, é formado em História pela Unisagrado e em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, faculdades da cidade de Bauru. O Padre, ainda, é formado em Teologia pela Universidade Estadual de Baviera e possui Doutorado em Teologia com tema interdisciplinar em Ética Social atrelada ao Cinema, na universidade alemã Ludwig Maximilian Universitaet. Sua história com a religião começa aos 27 anos de idade, quando ele decide ir para o seminário. Nesse período, o Padre, que sempre teve os ideais voltados para questões sociais e políticas, se identificava com os princípios da Igreja Católica que, naquela época, se dedicava à questões e causas sociais. Quando Padre Beto retornou ao Brasil em 2001, após um período de 10 anos na Europa, ele se deparou com uma Igreja totalmente distinta do que ele conhecia até então. O Padre então notou que a diocese, agora, voltava seus princípios para o conservadorismo e controle da moralidade cristã.

José Augusto Ribeiro Vinagre

Com seu extenso currículo de mais de 40 anos à serviço da cultura, José Augusto R. Vinagre já foi Secretário de Cultura de Bauru e tem dedicado toda sua vida profissional ao desenvolvimento de projetos culturais e à organização de atividades em diversos municípios paulistas. Vinagre, como é mais conhecido, já esteve na executiva do Fórum Estadual de Dirigentes de Cultura. Seus conhecimentos em gestão cultural e elaboração de projetos permitem que novos talentos sejam descobertos e que experientes artistas possam, enfim, terem obras contempladas em editais de fomento cultural.

Vinagre é um palestrante requisitado, tendo ministrado conferências em praticamente todas as regiões do Estado de São Paulo. Ao longo de sua carreira como consultor cultural, Vinagre vem atuando na organização, produção e realização de centenas de eventos culturais, inclusive assessorando o terceiro setor na captação de recursos. Já realizou trabalhos para o Instituto Soma, Instituto Indisce, além da Fundação Educacional de São Carlos. Entre 2018 e 2021, através de sua atuação como gestor e produtor, conseguiu que dezenas de projetos fossem contemplados por editais de fomento, a exemplo do Proac Editais e ICMS.

CINEMA

Marcelo Liso

Um dos nomes mais importantes no cenário do fotojornalismo é o de Marcelo Liso. Com 31 anos e nove de carreira, Marcelo Liso já trabalhou em veículos de grande importância na imprensa brasileira, como nos jornais Agora São Paulo, Diário de São Paulo, Folha, e nas revistas Isto-É Gente, Show Bizz e Chiques e Famosos. Recebeu o prêmio de Melhor Fotografia do Diário de São Paulo e sua capa com os assassinos do casal Liana e Felipe foi uma das mais vendidas da história do jornal e está no livro com as melhores capas do Diário em 100 anos. Com exceção do fotógrafo Paulo Witaker da Reuters, Marcelo foi o único a conseguir fotos do casamento de Doda com Athina Onassis.

ARTES

ARTES VISUAIS

Tony Pessanha

O quadrinista é da nova geração de profissionais oriunda da Baixada Fluminense (Duque de Caxias) e seus trabalhos tem boa repercussão nas redes sociais. Aluno do colégio estadual Hélio Rangel, aprimorou-se em curso de Desenho Industrial na Universidade Estácio de Sá, domina bem recursos de Informática e está cursando Desenho e Pintura na Ziron Escola de Arte, uma referência no setor desde 2003.

Aloísio Dias

Aloísio Dias é a expressão humana da arte naif: uma aparente singeleza, ingenuidade, até, mas que não esconde vibração, cores, intensidade. E inteligência. Aos 73 anos, esse artista plástico e arte-educador radicado em Marília (SP) encontra inspiração nas coisas do cotidiano.

Bruno Araújo

Bruno Araújo (Bruno Luiz Cruz de Araújo) tem 25 anos e é um dos promissores jovens desenhistas que vem das escolas públicas do Rio de Janeiro. Caxiense da gema, concluiu o Ensino Médio no Ciep/Brizolão Darcy Vargas, em Duque de Caxias. É mais um aluno egresso da Ziron Escola de Arte, referência carioca, onde fez História em Quadrinhos.

ARTISTAS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Maria Cortez

Desde muito cedo o universo artístico já fazia parte da vida dessa carioca que já demonstrava inclinação para atuação quando, ainda menina, passava textos com seu pai, o ator Raul Cortez. Realizando sua estreia como atriz em um projeto cinematográfico, Maria Cortez é representada pela La Musetta. Já tendo trabalhado como figurinista na TV Globo e nas principais revistas de moda do país, como a Vogue Brasil, assumiu o desafio de assinar o figurino do filme junto com André Renato.

B. Diamond

Formado em Marketing, Adilson Júnior dos Santos é nascido dois dias antes do aniversário de sua cidade natal, Marília. Atualmente desenvolve como trabalho profissional a atividade de monitor de sistemas e nos últimos quatro anos deixou florescer uma personagem que concentra a força surpreendente da beleza negra.

Valentina Veigga

Atualmente é um dos mais respeitados e requisitados estilistas de cabelo do Interior de São Paulo, com grande e fiel clientela em Marília e região. Sua identidade com o universo das drags queens lhe proporcionou a persona Valentina Veigga. Valentina Veigga acumula títulos em concursos de beleza da diversidade, sendo eleita Miss Gay 2019, Mis Glamour Gay São Paulo 2019 e conquistado o título de Madrinha da Diversidade de Cafelândia no ano de 2018.

Raphaella Albuquerque

Raphaella Albuquerque ou Renato, se tornou a primeira Miss Marília Gay no ano de 2017. No ano seguinte, 2018, conquistou o título de Miss Três Lagoas Gay e ficou entre as 10 finalistas do concurso estadual Miss São Paulo Gay. Disputou a Miss São Paulo Gay por duas oportunidades, numa delas conquistou menção honrosa com o melhor vestido de gala.

Rodrigo Alfer

Rodrigo Alfer é arte educador, ator, cantor, dramaturgo e produtor e foi, diretor, autor e produtor do premiado espetáculo ‘O Príncipe Desencantado – O Musical’. Dirigiu a montagem brasileira sucesso de público e crítica: “Naked Boys Singing”, vencedor do prêmio PROAC LGBTQIA+ 2020. Naked Boys Singing! foi eleito o melhor musical LGBTQIA+ de 2021 pelo Guia Gay SP e indicado ao Prêmio Bibi Ferreira 2022 na categoria de melhor versão.

Marco Alexandre Diniz de Marco

O Cofundador da Bacana Produções Artísticas cursou Arquitetura e Urbanismo na PUC Campinas, Produção Gráfica, Marketing e vendas na Anhembi Morumbi e Produção Cultural no Senac em 2022. Em 2017 dividiu com Rodrigo Alfer a cenografia de Príncipe Desencantado, onde também fez a cenotecnia. Em 2020 Exerceu a função de produtor executivo e cenotécnico do musical “ Naked Boys Singing!

Fernando Delabio

É ator, bailarino, figurinista, diretor e educador. Formado em artes cênicas pela UEL, coordenou o Núcleo de Artes Cênicas do SESI. Entre seus últimos trabalhos está o espetáculo Cupcake, criação da Nanocompanhia, além da participação no projeto Plataforma de Dramaturgia – 30 textos do dramaturgo Francisco Carlos. Participou, sob direção de Luiz Fernando Marques, do espetáculo “Orgia – de como os corpos podem substituir as ideias”, do grupo Kunin, contemplado pela Lei de Fomento à Cultura de São Paulo.

LITERATURA

Ramon Barbosa Franco

Formou-se em Comunicação Social na Unimar (Universidade de Marília) e por ali ficou, trabalhando nas redações dos mais importantes veículos da cidade, além de prestar consultoria e assessoria de imprensa a sindicatos e associações profissionais. Mas o jornalista é antes de tudo um escritor. E vice versa…. Adaptado à modernidade tecnológica no dia a dia, mas que não abandona uma velha Olivetti Letera 32 para textos que demandam inspiração e concentração.

Sandra Popoff

Formada em Comunicação Social com Especialização em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo, Mestre e Doutora em Educação e Diversidade (UFBA), a gaúcha Sandra Popoff é antes de tudo contadora de histórias. E como contadora de histórias, há mais de 20 anos visita escolas, feiras e eventos para soprar as brasas de corações novos e antigos e acordá-los para o que há de melhor na vida – o amor, a amizade, a solidariedade, a fé, a esperança. Sandra Popoff tem mais de 15 obras publicadas. Ganhou o Prêmio Lauro de Freitas de Literatura em 2012. Escreveu para personagens como Smilinguido, da Editora Luz e Vida; Jorginho Amado, da Editora TrêsC e ajudou muitos autores como ghost writer.

MÚSICA

Anthony Garcia

Ranqueado entre os 100 melhores DJ’s do Brasil (DJ Sound MAG), e premiado no DJ Sound Awards, se apresentou nos mais importantes clubs e festivais do Brasil, como Rock in Rio, Planeta Atlântida e Oktoberfest. No segmento corporativo, atua em diversas áreas como, criação de jingles, trilhas, sound design, sonoplastia e discotecagem.

Leoni Pepe D’adderio

Pianista profissional, Produtor, Maestro e Compositor de Filme e TV com mente criativa para compor trilha sonora, spots, comerciais, todos os gêneros e estilos. Professor vinculado a ABSRM (Associated Board of the Royal Schools of Music) e membro da ISM (Incorporated Society of Musician).

Nathália Rey

Mineira de Congonhas, Nathália Rey trouxe no sangue o gosto pela música. A soprano cresceu em uma família de apaixonados por música. Com sua interpretação dramática e intensa, ela cativa o público por onde passa. Estudou canto erudito no ano de 2002 sob a orientação do barítono Francisco de Souza. Em 2006, estudou piano erudito, teoria musical e canto no Conservatório Musical de Lins.

Ricardo Meira

O violinista e violoncelista Ricardo Meira ingressou no universo musical aos 14 anos através da igreja que frequentava. Talentoso e dedicado, Ricardo participa de vários festivais onde tocou e fez aprimoramentos com grandes nomes da música clássica como Flávio Presgrave, Hugo Pilger, Bob Suetholz, Ji Yon Shim, entre outros. Seu primeiro trabalho como professor foi no Projeto Guri nas cidades de Garça e de Pompéia, durante sete anos. Em 2013, Ricardo foi regente, professor e coordenador da Orquestra Distrital de Jafa.

DJ Helementalist

O marilense é estudante de música com formação e maestria no conservatório artístico e musical Carlos Gomes de Marília e teoria musical. Atualmente envolvido em projetos de música eletrônica hibpm com perspectiva de trance e performance com violino elétrico entre outros recursos mid.

ESPORTES

JIU-JITSU

Percyvan Machado Pelegrino Junior

Atual faixa preta 1 grau, Pepe, como é conhecido, tem 31 anos e iniciou no esporte em 2012. Já disputou campeonatos em todo território nacional, tais como Brasileiros, Sul-Americano e Mundiais e figura entre os melhores da sua categoria.

Dentre os inúmeros títulos em seu currículo, no ano de 2022 o atleta conquistou o título no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu na categoria Pesadíssimo. A mais nova conquista do atleta é ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, categoria faixa preta, master 1, super pesado, disputado em Paris em janeiro de 2023.

ATLETISMO PARALÍMPICO

Juliano Alves Pinto

Destaque da equipe de velocistas de alto rendimento da #AMEI – Associação de Esportes Inclusivos de Marília, que conta com o apoio da #LaMusetta, Juliano ganhou projeção mundial ao dar o pontapé inicial na Copa de 2014. graças ao exoesqueleto criado pela equipe do Dr. Miguel Nicolelis