Com apresentações em Marília e Londrina no mês de agosto, espetáculo musical ressignifica o conceito de pureza feminina 

 

No ano de 50 a.c. uma grande sacerdotisa ora para a lua – a Deusa Pura, ou Casta Diva – nas profundezas de uma floresta da Gália. Ela é Norma: uma líder política e religiosa, mãe e mulher apaixonada que quebrou seu próprio voto de castidade.

 

O espetáculo Castas Divas empresta o nome desta ária inesquecível, solo da ópera mais aclamada de Bellini, e ainda a inclui em seu repertório, que conta também com a poetisa e slammer Andreza Alves, canções de Carmen Miranda, Amy Winehouse, Nina Simone, Rita Lee e até mesmo Chiquinha Gonzaga.

 

Em um caldeirão de bruxa, pop e erudito se misturam, criando uma poção mágica que levanta os espectadores de suas cadeiras, compelidos a cantar e dançar junto à soprano Nathália Rey, carismática protagonista que nos leva nessa jornada.

 

Embalada por um delicado – mas potente – arranjo de piano (Leoni D’Adderio) e violino (Isaac Silva) ao vivo, Nathália desbrava diferentes períodos históricos até chegar aos hits atuais, trazendo também, de forma lúdica e integrada à musicalidade, falas que contextualizam e traduzem as composições – fruto de uma pesquisa desenvolvida especialmente para o espetáculo. 

 

Não é uma coincidência: ao revelar sua atuação em pesquisa e ciência, a cantora lírica faz uma demonstração prática da rebeldia feminina, que teima em ocupar quais e quantos lugares quiser – e ela faz isso divertindo, surpreendendo e acolhendo a audiência.

 

Essa rebeldia se desenrola em 3 atos: Mulheres de Hoje e de Amanhã é uma homenagem às pioneiras que chocaram o mundo ao se atreverem a musicar a condição feminina. Mulher e o Afeto é um delicioso passeio pelas diferentes formas de amar e ser amada – desde o amor próprio ao não correspondido. Mulher e Suas Vitórias é um lembrete de que chegamos longe – mas ainda existe muito a conquistar.

 

Caká Cerqueira Cesar, idealizadora do espetáculo e do celeiro cultural La Musetta, já vem balançando o cenário cultural paulista desde 2018 com um objetivo claro: fortalecer as mulheres trabalhadoras da Cultura. 

 

Com suas Castas Divas, ela cumpre a missão literal e simbolicamente: “As mulheres são espetáculos por si só: são elas que criam a vida. Mas a fertilidade também é o poder de criar arte – algo que transcende idade fértil ou presença de útero. Afinal, a própria feminilidade é uma expressão, uma performance.”

 

A produtora, diretora e empresária das artes também enfatiza o poder da empatia na obra: “Aqui usamos obras que retratam mulheres heroínas que enfrentam os dramas de qualquer mulher típica. Na época da música erudita as mulheres eram impedidas de compor, mas mesmo os homens não podiam evitar colocá-las como protagonistas. O protagonismo feminino deve e merece ser valorizado.”, provoca.

Quem garante que as protagonistas femininas brilhem no palco é Fernando Delabio, que já esteve à frente do Teatro Sesi e é fundador da Cia. Muda de Teatro: “Neste projeto o desafio é me permitir aprender com estas mulheres incríveis que estão retratadas no espetáculo, mas também cantando, recitando, produzindo, dirigindo. É uma honra estar entre mulheres tão potentes.” – conta o responsável pela concepção e direção artística. A direção musical fica por conta de Leoni D’Adderio, expoente mariliense.

Castas Divas se propõe a ser, nas palavras do próprio Bellini sobre Norma, “ao mesmo tempo uma oração, uma evocação, uma ameaça e um delírio”, mostrando que pura mesmo é a força da natureza feminina.

 

Castas Divas é um espetáculo gratuito com patrocínio da Dori Alimentos. Como contrapartida sócio-cultural, a produtora La Musetta oferecerá aulas-espetáculo no Educandário de Marília, na planta da Dori em Marília e ainda no Hospital do Câncer de Londrina.

 

Na noite da apresentação em Marília, a bilheteria do Teatro Municipal funcionará como ponto de coleta de doações de fraldas tamanho adulto para o projeto Amor de Criança – contribua e faça a diferença nas vidas das crianças com paralisia cerebral atendidas!

 

SERVIÇO:

Retire seu ingresso gratuito antecipadamente em lamusetta.com.br

Londrina: 31 de agosto às 19h no Teatro Ouro Verde

Marília: 26 de agosto às 19h no Teatro Municipal – 

Castas Divas – Mulheres Históricas

Duração: 75 minutos

Classificação Livre

* A produtora La Musetta Informa que o Teatro Municipal de Marília conta com assentos para cadeirantes, todavia, os mesmos devem ser conduzidos até o local do assento com auxílio de um acompanhante*

 

FICHA TÉCNICA:

Idealização: Caká Cerqueira Cesar 

Direção Geral: Caká Cerqueira Cesar

Concepção: Caká Cerqueira Cesar e Fernando Delabio

Direção Artística e Desenho de Luz: Fernando Delabio

Direção musical, interpretação do piano e arranjos; Leoni D´daderio

Apresentadora: Andreza Alves

Pesquisa Histórica e Soprano: Nathália Rey

Violino: Isaac Pereira da Silva

Produtora: La Musetta

Patrocínio: Dori Alimentos S.A.

 

Este espetáculo foi viabilizado através de Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet / PRONAC